Conversas ao Pé da Página
BLOCO I
PALESTRANTES
Antonio Ventura
Antonio Ventura
Antonio Ventura nasceu em Madri, Espanha. Foi professor do ensino público durante 19 anos, criador da coleção "Sopa de livros", da Editora Anaya, em 1997, onde foi diretor de publicações. Atualmente, é editor da Jinete Azul. Foi fundador da revista Babar (1989) e da revista Bloc (2007) e dirigiu as publicações infantis da Oxford University Press da Espanha. Tem mais de trinta livros publicados para adultos, jovens e crianças. Membro do Conselho Consultivo da Revista Emília.
Juan Felipe Córdoba
Juan Felipe Córdoba
Juan Felipe Córdoba nasceu em Medellín, Colômbia. É editor e professor. Estudou história e é diretor da Editora da Universidade del Rosário e Presidente da Associação das Editoras Universitárias da América Latina e Caribe –EULAC. É membro da Junta Diretiva da Câmara Colombiano do livro. Desde 2006 é consultor na Colômbia do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe, organismo autónomo da UNESCO. Tem várias publicações nas áreas de história cultural, história das mentalidades e história social.
Elisa Ventura
Elisa Ventura
Elisa Ventura é proprietária da Blooks Livraria e produtora cultural. Foi durante 18 anos sócia da Aeroplano Editora. Faz parte da diretoria da ACEC que organiza entre outros eventos a FLUPP (Festa Literária das Periferias).
María Francisca Mayobre
María Francisca Mayobre
María Francisca Mayobre nasceu em Caracas, Venezuela. Estudou Letras na Universidade Central de Venezuela. Durante vários anos dedicou-se ao cinema e ao teatro como atriz, produtora e assistente de direção. Desempenhou vários cargos na área cultural com projetos de teatro, música, artes plásticas e edição. Desde 2000 é Diretora Editorial da editora Ekaré – Venezuela.
María Osorio
María Osorio
María Osorio é colombiana, arquiteta pela Universidade de dos Andes de Bogotá. Desde 1986 se dedica à edição de livros para crianças. Primeiro como diretora editorial da Associação Colombiana para el Libro Infantil y Juvenil, Aclij, depois como uma das diretoras de Fundalectura desde sua fusão com Aclij em 1990 até finais do ano 2000. Em abril de 2001 fundou Babel Libros, inicialmente como distribuidora, depois como livraria e desde 2005 como editora. Membro do Conselho Consultivo da Revista Emília.
Evelio Cabrejo-Parra
Evelio Cabrejo-Parra
Evelio Cabrejo-Parra nasceu na Colômbia, mas está radicado na França desde 1970. É linguista e psicanalista desde 1970. Foi diretor adjunto do Departamento de Linguística da Universidade Paris 7 - Denis Diderot. É vice-presidente da ACCES (Ações Culturais Contra a exclusão e a segregação). Junto com Marie Bonnafé promove seminários de leitura para a primeira infância. É autor de inúmeros artigos. E trabalhou como consultor e assessor de vários programas de leitura em países de América Latina.
Joëlle Turin
Joëlle Turin
Joëlle Turin nasceu em Paris, foi redatora-chefe de Lectures Jeunes na década de 1990, responsável pelas publicações em várias associações, como ACCES. Trabalha como consultora em vários projetos sobre formação leitora. É professora e crítica de literatura de livros para crianças e jovens. Acaba de lançar em uma nova edição, em espanhol, o livro Los grandes libros para los más pequenos. Membro do Conselho Consultivo da Revista Emília.
Catarina Sobral
Catarina Sobral
Catarina Sobral nasceu em Coimbra, Portugal. É ilustradora e autora de livros para crianças. Fez a sua formação superior em Design e concluiu em 2012 o mestrado em Ilustração. Colabora regularmente como ilustradora para a imprensa periódica e assina vários livros infantis, já publicados em Portugal, Brasil, França, Itália, Suécia e Hungria. Tem participado em várias exposições nacionais e internacionais e o seu trabalho já foi premiado pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, pelo Prémio Nacional de Ilustração, pela Sociedade Portuguesa de Autores, pelo Festival Internacional de Banda Desenhada – Amadora BD e distinguido por publicações como o catálogo White Ravens e a revista 3x3.
Diego Bianki
Diego Bianki
Diego Bianki nasceu em La Plata, Argentina. É professor de desenho, ilustrador e editor. Em 2002 foi um dos fundadores do projeto editorial de livros ilustrados Pequeño editor que recebeu o Prêmio Bop Bologna Prize 2015, como a melhor editorial latino-americana de livros para crianças. Como ilustrador e autor tem vários livros premiados nacional e internacionalmente, como o Prêmio Bologna Ragazzi Awards em la categoria New Horizonts em 2015 e a menção no catálogo White Ravens. É o candidato, em 2015, ao Prêmio Hans Christian Andersen 2016.
Flávia Bomfim
Flávia Bomfim
Flávia Bomfim nasceu em Salvador e estudou Psicologia na Universidade Federal da Bahia. Criadora do Festival de Ilustração e Literatura da Bahia, evento de caráter formativo sobre o livro ilustrado, e uma das organizadoras da Feira de Publicação Independente "Tabuão". Costuma articular exposições coletivas de ilustrações, entre elas, “A História das Cores” e “Atlas” em 2013, “Ilustradores pela Palestina” em 2014/2015, e algumas outras individuais. Em 2013 realiza residência artística na Escola de Ilustração para a Infância em Sármede/Itália. Atualmente, além da ilustração, dedica-se também ao projeto “Bordar os Sonhos” que consiste na construção de imagens narrativas, com grupos de mulheres, a partir da técnica do bordado livre.
María José Ferrada
María José Ferrada
María José Ferrada nasceu em Temuco, Chile. Estudou jornalismo e fez mestrado em Estudos Asiáticos na Universidade de Barcelona. Seus livros de poesia para crianças e jovens foram publicados no Chile, Argentina, Espanha e Itália. Recebeu inúmeros prêmios pela sua obra.
Rodrigo Lacerda
Rodrigo Lacerda
Rodrigo Lacerda nasceu no Rio de Janeiro. Escritor, tradutor, professor e editor, é autor dos seguintes livros: O mistério do leão rampante (novela, 1995, prêmio Jabuti de Melhor Romance), A dinâmica das larvas (novela, 1996), Fábulas para o séc. XXI (livro infantil, 1998), Tripé (contos, 1999), Vista do Rio (romance, 2004), O fazedor de velhos (romance juvenil, 2008, prêmio de Melhor Livro Juvenil da Biblioteca Nacional, prêmio Jabuti e da FNLIJ de Melhor Romance), Outra vida (prêmio da Academia Brasileira de Letras de Melhor Romance) e República das abelhas.
Ivar da Coll
Ivar da Coll
Ivar da Coll, nasceu em Bogotá, Colômbia. É autodidata e se dedica, faz mais de 24 anos, à criação de livros ilustrados. Já escreveu e ilustrou mais de 35 títulos publicados em países como Colômbia, Venezuela, Espanha, México, EUA e Brasil. Foi indicado para o Prêmio Hans Christian Andersen e para o Prêmio Astrid Lindgren. Em 2008, foi finalista do prêmio de melhor autor de literatura infantil Ibero-americano.