Conversas ao Pé da Página
PROGRAMAÇÃO - BLOCO II
BLOCO 2 - 17 e 18 de novembro de 2015
INSCRIÇÕES: De 26 de outubro a 12 de novembro

OFICINAS - SESC Pinheiros
17 e 18 de novembro de 2015 (terça e quarta-feira)

"Livros para crianças que são livros para crianças - A reivindicação de uma preposição" Gustavo Puerta Leisse
(Ministrada em espanhol)

Credenciamento às 8h30
Oficina das 9h às 12h

Duração: 6 horas (3h no dia 17, e 3h no dia 18)
Público: Professores, mediadores, bibliotecários, editores e todos os interessados no livro para crianças e jovens.

Quando se discute o gênero da literatura infantil, muitas vezes surgem duas posições: a que reivindica o literário, e a que reivindica o infantil. Desta confrontação surgem novos debates, como aquele que contrapõe a qualidade à acessibilidade, ou aquele que contrapõe políticas de leitura que defendem a transmissão dos clássicos àquelas que defendem os best-sellers e outras obras de consumo. Nesta oficina vamos refletir sobre esta visão dicotômica da literatura para crianças e jovens. Examinaremos suas raízes históricas e analisaremos como esta abordagem afeta a criação, produção, recepção e estudo da literatura infantil.

"Imaginar por imagens"
Chiara Carrer
(Ministrada em espanhol)

Credenciamento às 8h30
Oficina das 9h às 12h

Duração: 6 horas (3h no dia 17, e 3h no dia 18)
Público: Ilustradores, editores e todos os interessados no livro para crianças e jovens.

Como uma ideia se transforma em imagem? Como a imagem tem um itinerário especial e pessoal? Como se juntam as linguagens, como se enriquecem uma à outra imagem e palavras? Um projeto que parte da uma narração é ele diferente de um onde o ponto de partida é uma ideia temática? Estas são algumas das preguntas que constroem as bases de um projeto e acompanham quem o elabora a cada momento.

Nesta oficina trataremos de ver estas questões que estão na base de todo processo criativo que tem como objetivo a produção de um livro ilustrado.

SEMINÁRIOS - SESC Pinheiros
17 de novembro de 2015 (terça-feira):

12h15 | Cadastramento

13h45 | Abertura

14h - 15h30 | Conversa 1: LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE - POR QUE LER HOJE?
Gustavo Puerta
Patrícia Pereira Leite

15h30 - 16h | Café

16h - 17h30 | Conversa 2: BIBLIOTECAS - ESPAÇOS EM CONSTRUÇÃO
Fabíola Farias
Vera Saboya
Veridiana Negrini

17h30 - 18h | Conversas com o público

19h - 21h | Conversa 3: MERGULHO NA PRODUÇÃO ATUAL
Dolores Prades
Martin Salisbury
Sandra L. Beckett


SEMINÁRIOS - SESC Pinheiros
18 de novembro (quarta-feira):

12h15 | Cadastramento

13h45 | Abertura

14h - 15h30 | Conversa 4: LEITORES EM RISCO E LITERATURA NAS PERIFERIAS
Ivan Marques
Mônica Sacramento
Otávio César Filho
Rodrigo Ciríaco

15h30 - 16h | Café

16h - 17h30 | Conversa 5: LINGUAGENS POÉTICAS E FUTUROS LEITORES
Chiara Carrer
Gil Veloso

17h30 - 18h | Conversas com o público


CONVERSAS PARALELAS
Local: Biblioteca Municipal Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana, São Paulo - SP
Duração das conversas paralelas: 1h30min
19 de novembro de 2015 (quinta-feira):
"Livros ilustrados não são apenas para crianças"
Sandra L. Beckett
(Idioma inglês - tradução simultânea)

Das 14h às 15h30

Os livros ilustrados têm sido tradicionalmente vistos como um gênero infantil. No livro Crossover Picturebooks: A Genre for All Ages, argumento que os livros ilustrados são uma forma de narrativa que pode se dirigir a qualquer ou a todas as idades. Muitos autores e ilustradores desafiam as categorias específicas por idade dos leitores que prevalecem nas publicações infantis. Esses livros ilustrados inovadores e provocativos transcendem os critérios de idade e dos limites, porque desafiam os códigos e normas convencionais do gênero. Vamos explorar esse papel a partir de uma seleção de livros ilustrados que desafiam esses limites.

"O ressurgimento do livro ilustrado: novas tendências no Reino Unido"
Martin Salisbury
(Idioma inglês - tradução simultânea)

Das 16h às 17h30

Com o crescimento das novas plataformas ao longo dos últimos dez anos e o consequente declínio das vendas de livros, muitos previram a morte do livro. Ao mesmo tempo, falou-se muito dos 'app picturebook' como um substituto ao tradicional livro ilustrado. Na verdade, a nova tecnologia simplesmente acelerou uma reavaliação dos pontos fortes e fracos e dos usos apropriados das diferentes plataformas. E as vendas do livro ilustrado acabaram reagindo. Houve necessidade de destacar e enfatizar suas qualidades físicas únicas como a tátil, e as possibilidades de compartilhamento. Novos editores independentes abriram caminho para a criação de livros ilustrados cada vez mais lindos. Esta apresentação pretende explorar a nova "Idade de Ouro" dos livros ilustrados no Reino Unido.


OFICINAS TRANSFORMANDO JOVENS LEITORES
Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista - São Paulo - SP
Compondo a programação do Seminário Conversas ao Pé da Página 2015, a série de três oficinas, realizada em parceria com o British Council, tem como objetivo o desenho de projetos envolvendo jovens na criação e liderança de programas e serviços de leitura.

Transformando Jovens Leitores
Workshop com Jonathan Douglas - 17 e 18 de novembro - 10h às 12h
(Idioma inglês - tradução simultânea)

Abordagem da metodologia Aprendizagem Inspiradora para Todos, desenvolvida no Reino Unido por museus, bibliotecas e arquivos, com o objetivo de auxiliar no planejamento e avaliação dos resultados de seus programas. A metodologia foi adaptada especificamente para auxiliar no planejamento e avaliação de projetos e atividades de leitura lideradas por jovens no âmbito do programa Transformando Jovens Leitores, desenvolvido através de uma parceria entre o Brasil e o Reino Unido.

Com Jonathan Douglas, diretor da National Literacy Trust, organização britânica dedicada a projetos e campanhas de alfabetização e incentivo à leitura e da Consumer Finance Education Body, além de membro do Comitê Consultivo do Man Booker Prize.

17 e 18/11. Terça e quarta-feira, 10h às 12h.
R$ 50,00; R$ 25,00; R$ 15,00


Bibliotecas transformando jovens leitores
Workshop com Sue Ball - 18 de novembro - 10h às 12h
(Idioma inglês - tradução simultânea)

A oficina destaca o trabalho que as bibliotecas de Staffordshire, no Reino Unido, estão realizando com os jovens e como os jovens estão sendo incentivados a coordenar diversas iniciativas nas bibliotecas. O trabalho será realizado com foco no Reading Hack (Hack de Leitura), um programa nacional de voluntários liderado por jovens entre 13 e 24 anos de idade, que acontece nas bibliotecas locais. A gestão do projeto é realizada pela organização britânica The Reading Agency.

Com Sue Ball, Secretária da Associação Nacional de Bibliotecários Sênior para a Infância e a Educação (ASCEL) do Reino Unido, Gerente de Desenvolvimento de Bibliotecas com responsabilidade pelos serviços de biblioteca para crianças e jovens no Conselho do Condado de Staffordshire.

18/11. Quarta-feira, 10h às 12h.
R$ 30,00; R$ 15,00; R$ 9,00


Alfabetização liderada por Jovens - aproveitando o poder de modelos de pares positivos em escolas
Workshop com Clare Argar - 17 de novembro - 10h às 12h
(Idioma inglês - tradução simultânea)

Apresentação dos modelos de planejamento e avaliação do projeto Transformando Jovens Leitores, utilizados em projetos de leitura liderados por jovens em escolas no Reino Unido. Será utilizado, como estudo de caso ilustrativo, um projeto-piloto nacional da organização britânica National Literacy Trust, realizado atualmente em cinco escolas secundárias de Londres, sendo compartilhadas práticas para estimular a liderança entre os jovens e ainda a busca de financiamento para o desenvolvimento de projetos.

Com Clare Argar, representante da organização britânica National Literacy Trust na Rede Europeia de Políticas de Alfabetização e líder de uma equipe de gerentes de três programas nacionais desenvolvidos pela mesma, dentre eles, o Programa Jovens Leitores. Formada em Artes pela Universidade de Durham e Mestre de Filosofia em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge.

17/11. Terça-feira, 10h às 12h.
R$ 30,00; R$ 15,00; R$ 9,00


As inscrições podem ser feitas pessoalmente nas Centrais de Atendimento do Sesc São Paulo ou pelo Portal do Centro de Pesquisa e Formação.
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/
Tel.: 11 3254-5600